Comissão caruaruense fiscaliza falta de acessibilidade nas ruas do municipio. - Sairé Online

ULTIMAS

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Comissão caruaruense fiscaliza falta de acessibilidade nas ruas do municipio.

Na manhã desta quarta-feira (27), o presidente da casa Lícius Cavalcanti juntamente com o secretário de controladoria e auditoria, Elialdo Lima visitaram algumas ruas do centro da cidade, averiguando os acessos que não são adequados para os deficientes, principalmente os cadeirantes. Ainda estiveram presentes Rosimere Silva, que representou a APODEC, Fernando José, representando a associação dos cadeirantes e Sivanildo Lima, que faz parte da associação caruaruense dos cegos (ACACE).
        
O intuito da visita foi mostrar que a cidade não apresenta algumas necessidades básicas para qualquer pessoa portadora de alguma deficiência, como por exemplo, as rampas que na maioria das vezes são altas demais, dificultando a passagem de um cadeirante, que nem sempre está acompanhado de outra pessoa para ajudá-lo. Também foram analisadas as calçadas de lojas, que também não possuem nenhum acesso disponível,fazendo com que nenhum cadeirante possa ter acesso ao interior das lojas.

Alegando que a cidade ainda necessita de muita mudança algumas empresas como as de transporte público que possuem esse requisito de atender aos deficientes muitas vezes nem conseguem realizar esse processo por completo. “A culpa nem é das empresas, mas sim da cidade, que nem estrutura tem direito para receber esse tipo de recurso, que modifica tanto na vida de um cadeirante”, pontua Rosimere.
    
Com a intenção de “mudar a cara da cidade”, a Câmara vem inovando mais uma vez. Na entrada da casa foi inaugurada uma rampa de acesso, atendendo a Lei da Acessibilidade, assim os portadores não terão mais problemas ao se dirigir a Câmara. “É com essas e outras atitudes que vamos conseguindo mudar um pouco nossa cidade, atendendo a diversas categorias, deixando todos contentes”, afirma Lícius.

           A Destra já havia começado a implantar, desde o ano passado, rampas de acesso para pessoas com deficiência de locomoção no município. Esses serviços atenderam requerimento do vereador Lula Tôrres, para que se realizassem prestações de serviços de engenharia de tráfego, visando a implantação de medidas de mobilidade e acessibilidade nas vias urbanas da cidade. “A acessibilidade é um assunto de muita importância, pois no Brasil há cerca de 25 milhões de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência física ou mobilidade reduzida. Projetar acessibilidade é possibilitar inclusão social”, enfatiza o vereador republicano.
                Lula Tôrres destaca ainda que acessibilidade é facilitar o acesso de todas as pessoas  a lugares, de forma segura a independente, com direito a acesso à saúde, ao trabalho, lazer e educação.  Algumas rampas já podem ser vistas no centro da cidade, mas ainda há adequações a serem feitas e os vereadores caruaruenses querem analisar o que ainda deve ser adaptado para que sejam tomadas providências para realizar os serviços voltados para a acessibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial