Pré-conferência supera expectativas na Vila Peladas em Caruaru - Sairé Online

ULTIMAS

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pré-conferência supera expectativas na Vila Peladas em Caruaru

Mulheres discutem propostas para diminuir desigualdades de gênero

Reunidas a fim de expor suas diferentes necessidades, mulheres da comunidade do vilarejo Peladas, no 1º Distrito de Caruaru, participaram do segundo encontro da zona rural da Conferência Municipal de Políticas da Mulher, no domingo (24), na Escola Municipal Landelino Rocha. O encontro foi iniciado pela Secretária da Mulher, Louise Caroline, e contou com a participação do vereador Lula Tôrres (PR) e da associação Rosa de Saron.
                Para Louise, esse encontro superou as expectativas, já que se previa a inscrição de até 100 mulheres, mas participaram 150. O evento contou com palestras e discussões que dividiram as mulheres presentes em grupos temáticos, abordando: direitos, políticas públicas e prevenção à violência. Para o republicano Lula Tôrres, esses encontros estão estimulando uma cultura de conscientização nas mulheres. “Essa mobilização incentiva bastante para que mulheres, que sintam seus direitos sociais reprimidos, posicionem-se e exponham sua necessidade de independência, pois infelizmente existem ainda muitos casos na sociedade de mulheres que não conseguem se afirmar socialmente porque dependem emocional ou financeiramente de homens que procuram restringir seus direitos”, considera o vereador.
                Depois das discussões temáticas, as propostas levantadas na pré-conferência foram reunidas para fazer parte da elaboração do I Plano Municipal de Políticas Públicas da Mulher. Também no encontro foram definidas delegadas para representar a comunidade na Conferência Magna, que será realizada no dia 27 de agosto.  Louise Caroline espera que essas propostas dialoguem para diminuir violência, garantir direitos e enfrentar o machismo e desigualdades de gênero.
“Essa pré-conferência superou a expectativa, já que se inscreveram 50% a mais do que o esperado. Isso demonstra que existe disposição das mulheres para participar e, além disso, que realmente envolve as pessoas da comunidade na mobilização. Contamos com a ajuda dos vereadores, organizações e sindicatos. Isso acaba contrariando as ideias de quem diz que as pessoas não participam. E também é uma ousadia do prefeito Zé Queiroz, em se deixar ser pautado pela própria população”, conclui a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial