Sessão Solene comemora o dia do Maçom - Sairé Online

ULTIMAS

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sessão Solene comemora o dia do Maçom

 Será realizada no dia 18 uma Sessão Solene em comemoração ao Dia do Maçom. De propositura do vereador Rogério Meneses (PT), a solenidade quer enaltecer a instituição que tem como princípio prezar pela liberdade dos indivíduos sem distinção de raça, cor ou religião.




A Maçonaria é uma associação universal de homens livres e de bons costumes cultivando entre si a justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade. Os Maçons estruturam-se em células autónomas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si", e reúnem-se nas designadas oficinas ou lojas. Trata-se de uma obediência iniciática, filosófica, filantrópica e educativa.
De onde veio?
            A Maçonaria Universal utiliza o sistema de graus para transmitir os seus ensinamentos, cujo acesso é obtido por meio de uma Iniciação a cada grau e os ensinamentos são transmitidos através de representações e símbolos.

           O nome "Maçonaria" provém do francês maçonnerie ou do inglês masonry que significa "construção". Esta construção é feita pelo maçom em suas lojas (Lodges). Defende-se também que a palavra é mais antiga e tem origem na expressão copta Phree Messen, cujo significado é "filhos da luz".

           Na Idade Média havia dois tipos de pedreiros; o rough mason (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem extrair-lhe forma ou polimento e o free mason (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta.
A Sessão Solene acontecerá na Câmara Municipal de Caruaru às 20h, contando com a presença de membros da instituição, vereadores da casa, e público em geral. “Para mim fazer parte dessa sociedade acrescenta grandes princípios em minha vida, e nada mais justo do que comemorar essa data tão importante”, afirma Rogério Meneses.

Os simbolos de esquadro e compasso com um G no meio representam um dos simbolos da maçonaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial