Satélite Caiu na Terra na Madrugada de Hoje. - Sairé Online

ULTIMAS

sábado, 24 de setembro de 2011

Satélite Caiu na Terra na Madrugada de Hoje.


A Nasa informou hoje que o Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês) caiu no Oceano Pacífico. A localização exata da queda e dos destroços, porém, ainda é desconhecida. Alguns dos destroços teriam caído no Canadá, mas essa informação ainda não foi confirmada. O Uars tinha o tamanho de um ônibus e pesava seis toneladas.

A Nasa afirmou em um comunicado que o satélite caiu na Terra entre 0h23m e 2h09m (no horário de Brasília). "O momento exato da entrada na atmosfera e o local do impacto não são conhecidos com certeza", diz a nota.

De acordo com relatos de moradores no Twitter, fragmentos do equipamento caíram na região de Okotoks, uma cidade ao sul de Calgary, no oeste do Canadá. Antes de cair, sobrevoou, além do Canadá, a África e a Austrália.

A Nasa vinha informando que os restos do satélite deveriam se espalhar por uma área de 800 km e que não haveria riscos para a população.

O satélite UARS, levado à orbita em 1991, foi desativado em 2005 pela Nasa.

Essa foi a primeira queda descontrolada de um satélite de grande porte em 30 anos. Durante toda a semana, muito se especulou sobre o risco de o satélite cair sobre uma área habitada e ferir alguém ou causar prejuízos. A Nasa, no entanto, havia calculado que o risco era muito pequeno: um em 3.200 para cada um dos sete bilhões de habitantes da Terra.

O mais provável, desde o início, era que o satélite se chocasse contra os mares, que cobrem mais de 70% da superfície do planeta


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/09/24/satelite-da-nasa-caiu-sobre-pacifico-925432088.asp#ixzz1YsQz6AX1 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial