APOSENTADORIA - NOVOS PROJETOS, NOVOS CAMINHOS - Sairé Online

ULTIMAS

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

APOSENTADORIA - NOVOS PROJETOS, NOVOS CAMINHOS

Aposentar-se é algo que mais cedo ou mais tarde irá ser uma realidade na vida dos profissionais. É um momento profundamente esperado por uns e temido por outros. A sua chegada pode ser o marco do fim de uma carreira, mas o início de novas atividades, de lazer e/ou produtivas.

O fato é que hoje em dia aposentar-se não é mais sinônimo de "pijama e chinelo". Dependerá de como cada pessoa irá encarar essa nova fase da vida.

Assim, para quem está próximo de tomar esta decisão, nada melhor que conversar com os conhecidos que já se aposentaram para trocar ideias e experiências sobre como viver essa nova e desconhecida etapa. Outra boa fonte de informação, é ler artigos e livros especializados sobre o assunto. Toda informação será sempre bem-vinda.

"O fato é que pode ser frustrante desligar-se do trabalho em si e do que ele representa e proporciona. Pode ser. Outras possibilidades são aquelas criadas pelo próprio sujeito, além do discurso de investir numa segunda carreira. Possibilidade válida e louvável como qualquer outra, mas há uma hegemonia deste discurso tornando-o lugar comum; o que gera ainda mais ansiedade e angústia no trabalhador que simplesmente não deseja trabalhar mais e quer descansar, e se depara através de seu desejo de pertencimento a uma sociedade com o conflito de não corresponder a um ideal de aposentadoria vigente em seu meio. Ou o conflito de querer aposentar-se, mas ainda existem alguns compromissos financeiros por algum tempo.

As melhores saídas (do trabalho, pelo menos) são aquelas definidas dentro da história de vida e de trabalho do/a futuro/a aposentado/a. Saídas que indiquem viabilidade de serem transformadas em práticas cotidianas e em longo prazo dentro de um contexto já organizado de alguma forma: a família."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial