quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CAMOCIM DE SÃO FÉLIX 58 Anos: Orgulho dos Filhos Seus


 >>>>CAMOCIM DE SÃO FÉLIX...


Cidade dos grandes cafezais...terra do tomate...clima frio de montanha. Vários títulos e uma só definição. De vila cercada por matas agrestes a categoria de cidade com um povo pacato acolhedor. Camocim de São Félix é privilegiada em vários aspectos e desponta como potência regional para os próximos anos por deter em sua gênese clima ameno, água em abundância, localização geográfica que a torna centro regional. Para se ter uma idéia, o trajeto para diversas cidades da região passa por Camocim.

Com mais de 17 mil corações pulsantes, Camocim de São Félix atinge mais umano de sua independência, com consquistas e desafios.

NASCE UMA CIDADE

 Fontes históricas indicam que por volta de 1890, alguns proprietários residentes em Bezerros passaram a se interessar pela exploração da cultura do café, a cujo clima se prestavam as terras que ficavam após as serras do Aires e da Palmeira, em virtude da altitude, do clima frio e do solo propício àquela rubiácea. Instalaram-se no planalto logo após o último degrau da serra da Palmeira, cujo nome deu à localidade mais próxima daquele rincão, conhecido atualmente por sítio da Palmeira.

                Com a presença dos tropeiros que viajavam em direção a Bonito e localidades vizinhas, surgiram os primeiros contatos de trabalho, a convite dos proprietários que ali se fixaram, com a finalidade de transportar materiais de construção necessários às primeiras benfeitorias, dando seqüência à construção de casas de morada para os recém-chegados.

               Em 1895, com o florescimento do povoado, deu-se a edificação de uma capela, em homenagem a São Félix de Cantalice, sendo concluída em 1898.

A mais provável origem do topônimo é a que se refere ao vocábulo indígena, derivado de caa “pau” e mocina “polir”, significando “pau lavrado”. De início, o povoado tinha o nome de Camocim, posteriormente, passou a ser conhecido por Vila de Camocituba. Finalmente, em 1953, com a emancipação política, teve o nome alterado para Camocim de São Félix. Distrito foi criado com a denominação de Camocim, pela lei municipal nº 2 de 20-04-1893, subordinado ao município de Bezerros. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Camocim figura no município de Bezerros. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Camocim passou a denominar-se Comocituba.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Comocituba permanece no município de Bezerros. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950. Elevado à categoria de município com a denominação de Camocim de São Felix, pela lei estadual nº 1818, de 30-12-1953, confirmado pela lei estadual nº 1819, de 29-12-1953, desmembrado de Bezerros. Sede no atual distrito de Camocim de São Feilix ex-Camocituba. Constituído do distrito sede. Instalado em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003. Alteração toponímica distrital Camocim para Camocituba alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943. Camocituba para Camocim de São Felix alterado, pela lei estadual nº 1818, de 29-12-1953, confirmado pela lei estadual nº 1819, de 30-12-1953.

De vila a cidade um processo de amadurecimento. No alto da montanha a cidade que tanto orgulha.

(parte 1) Fonte: Camocim Online (Titulo Original: CAMOCIM DE SÃO FÉLIX: Orgulho dos Filhos Seus)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Número Total de Visitas

Siga por E-mail

Translate

As Mais Vistas da Semana

Sintraf - Sairé

Arquivo do blog

Todos os Direitos Reservados à Washington Carvalho e Grupo UEEPAA de Comunicação. Tecnologia do Blogger.
uery.min.js' type='text/javascript'/>