Laura Gomes solicita acessibilidade em eventos do Funcultura - Sairé Online

ULTIMAS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Laura Gomes solicita acessibilidade em eventos do Funcultura

A secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes (foto), solicitou à Secretaria Estadual de Cultura, que colocou nos novos editais 2012 do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura, a implantação de um plano de acessibilidade nos eventos culturais e artísticos realizados em Pernambuco.
De acordo com Laura, foi determinado que a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, vinculada à pasta que coordena, desse atenção especial ao processo de tornar acessível todos os grandes eventos artísticos e culturais do Estado. A secretária lembrou que no ano passado, a SEDSDH desenvolveu várias atividades, contemplando este público, por meio do projeto “Camarote da Acessibilidade”.
“A SEDSDH investiu cerca de R$ 250 mil na instalação de rampa de acesso, corrimão, piso adaptado no Camarote da Inclusão – Galo da Madrugada, no carnaval do Recife; Camarote da Acessibilidade de Caruaru, durante o São João; Festival de Inverno de Garanhuns; 13ª Festa da Estação, em Gravatá; 11º Festival Arte e Cultura – Jardim Cultural, em Belo Jardim e Espetáculo Ópera Áreas Sagradas, em Caruaru”, disse Gomes.
Na avaliação de José Diniz, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a medida possibilitará que as pessoas com deficiência tenham acesso à cultura. Segundo ele, a iniciativa integra essa parte da população que muitas vezes é esquecida. Além disso, permite que elas possam aproveitar de maneira eficaz e segura a um show, peça de teatro, espetáculo circense, etc.
INVESTIMENTO – Os dois editais (Independente e Audiovisual), ao todo, injetarão o aporte de R$ 33,5 milhões na produção cultural do Estado. A novidade é que a partir deste ano, os projetos enviados à Fundarpe precisam contemplar as pessoas com deficiência, em suas múltiplas especificidades, seja auditiva, visual motora ou intelectual. As inscrições acontecem de 16 de janeiro a 27 de fevereiro, na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Fonte: Blog Agenda Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial