Navio com 46 brasileiros naufraga na Itália - Sairé Online

ULTIMAS

sábado, 14 de janeiro de 2012

Navio com 46 brasileiros naufraga na Itália

Navio com 46 brasileiros naufraga na Itália


Foto: REUTERS/Remo CasilliCRUZEIRO DE LUXO ENCALHOU NA MANHÃ DESTE SÁBADO EM ILHA ITALIANA; ACIDENTE DEIXOU OITO MORTOS, 40 FERIDOS E QUASE 70 DESAPARECIDOS; EMBARCAÇÃO LEVAVA AO TODO 4,2 MIL PESSOAS A BORDO; NÃO HÁ INFORMAÇÕES SOBRE MORTES DE BRASILEIROS.

Por Agência Estado


Oito pessoas morreram e 40 ficaram feridas quando um cruzeiro encalhou e naufragou a algumas centenas de metros de uma ilha da Itália, na manhã deste sábado. Autoridades afirmaram que há quase 70 desaparecidos. Havia um grupo de 46 brasileiros no cruzeiro no momento do acidente, segundo confirmação da empresa que operava o navio, a Costa Cruises. Não há até o momento, porém, nenhuma informação sobre brasileiros feridos ou desaparecidos no acidente. Segundo o Itamaraty, caso um brasileiro fosse vítima, o procedimento normal seria que autoridades italianas contatassem o governo brasileiro para informar sobre o caso, o que não ocorreu. 
Image 123317
Image 123317

Image 123316
Image 123316
A embarcação de luxo levava ao todo cerca de 4.200 pessoas, sendo 3.200 passageiros e 1 mil tripulantes, e encalhou perto da Toscana. "Há três mortes confirmadas", afirmou Guiseppe Linardi, graduada autoridade na província de Grossetto, em entrevista à imprensa italiana. A Costa Cruises, operadora do cruzeiro, confirmou que havia começado a retirada das pessoas do barco. Segundo a empresa, a embarcação fazia uma travessia pelo Mediterrâneo. Em uma lista de passageiros da companhia, havia também mil italianos, 500 alemães e 160 franceses. 

Segundo testemunhas, a tripulação pediu que todos colocassem coletes salvas-vidas e permanecessem calmos. Antes disso, muitos passageiros, desesperados, se jogaram na água. Um dos passageiros contou à imprensa italiana que, por volta das 21h30 "todos estavam jantando quando a luz apagou, houve um tranco e os pratos caíram da mesa". Quando a luz retornou, o comandante anunciou um problema no gerador elétrico e prometeu um rápido conserto, porém, um vazamento de água se abriu no navio, que ficou inclinado e causou pânico entre os passageiros.
A assessoria do Costa Cruzeiro, dona do barco, se declarou "consternada" e expressou pêsames às famílias. Indicou que não é possível determinar de imediato as causas do acidente e assegurou que a retirada foi rápida, apesar de difícil, já que estava entrando muita água no barco. A página da companhia saiu do ar após o acidente. O alto número de visitantes causou um colapso no site. Para maiores informações, a empresa pôs à disposição uma linha telefônica para responder aos pedidos de informação.
Um grupo de 26 brasileiros já foi retirado da ilha de Giglio e está indo de ônibus para Savona, cidade do litoral italiano a cerca de 50 quilômetros de Gênova. Depois disso o grupo será levado a Milão, de onde as pessoas que quiserem poderão retornar direto para o Brasil. A seção consular da embaixada em Roma mantém um plantão para atender os brasileiros que precisarem de ajuda, especialmente para repor documentos perdidos. Até agora, duas pessoas já procuraram a embaixada. O Itamaraty informa, no entanto, que não há previsão de necessidade de ajuda com transporte e alojamento, já que a empresa Costa Cruzeiros, dona do navio naufragado, é a responsável pelos passageiros e está providenciando a ajuda necessária até agora.


Leia íntegra da nota da assessoria:
"O Grupo Costa confirma a evacuação de cerca de 3.200 passageiros e 1.000 tripulantes a bordo do navio Costa Concórdia, próximo da Ilha de Giglio, na Itália.
A evacuação começou imediatamente, porém a posição do navio está dificultando a finalização do processo.
Até o momento, não é possível determinar as razões do problema ocorrido.
A companhia trabalha com o compromisso de prover a assistência necessária.
O Costa Concórdia navegava pelo Mar Mediterrâneo, depois de zarpar de Civitavecchia e com escalas programadas por Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Palermo.
Cerca de 1.000 passageiros têm nacionalidade italiana, enquanto cerca de 500 são alemães e 160 franceses.

Fonte: Pernambuco 247 com informações da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial