Laura Gomes inova com libras na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém - Sairé Online

ULTIMAS

terça-feira, 27 de março de 2012

Laura Gomes inova com libras na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Texto: Vinícius Gomes
Pela segunda vez o Governo do Estado, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), leva pessoas com deficiência para assistirem o maior espetáculo ao ar livre do mundo – Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre de Deus. O objetivo desta ação é fortalecer a garantia de direitos ao lazer e a cultura desse público específico.

Nos dias 30 de março, 2 e 3 de abril, às 18h, pessoas com deficiência visual terão a oportunidade de participarem como ouvintes do espetáculo. Na ocasião profissionais capacitados irão realizar um trabalho de audiodescrição, que consiste na descrição de todas as cenas por intermédio de aparelhos com fones de ouvidos. O aparelho da audiodescrição é semelhante a um MP4, que fica sintonizado em um canal de transmissão conectado em algum lugar do teatro, de onde será feita a narração da peça.
A novidade deste ano é que a SEDSDH irá disponibilizar também intérpretes de libras. Quatro profissionais irão revesar nos palcos dando oportunidade as pessoas que tem deficiência auditiva a assistirem ao espetáculo compreendendo o texto falado. Esse profissionais já estão estudando o roteiro da peça e seus figurinos irão acompanhar o estilo dos que já são usados pelos atores, ou seja, de época. Para que as pessoas com deficiência auditiva visualizem bem os intérpretes de libras, cada um deles terá em sua direção dois refletores, para uma melhor visualização.

Além disso, a SEDSDH capacitou 50 pessoas da localidade para trabalharem na locomoção das pessoas com deficiência, ou de idosos que tenham dificuldade de se locomover de uma cena para outra. Cerca de 100 cadeiras de rodas serão disponibilizadas.

Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em parceria com a sociedade Teatral de Fazendo Nova irá disponibilizar 100 ingressos para cada um dos três dias, destinados exclusivamente para pessoas com deficiência com menor poder aquisitivo. Esses convidados estão sendo selecionados pelo CONED e pelas associações que trabalham com esse público específico.
Esta ação é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado com a Sociedade Teatral de Fazenda Nova e UNIBRATEC.
Blog do Mário Flávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial