PREFEITOS ELEITOS DISCUTIRÃO GESTÃO PÚBLICA EM BRASÍLIA - Sairé Online

ULTIMAS

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PREFEITOS ELEITOS DISCUTIRÃO GESTÃO PÚBLICA EM BRASÍLIA


Brasília 247 – Em dezembro, os prefeitos eleitos nas eleições de 2012 deverão comparecer a Brasília para discutir a gestão pública. O evento "Gestores Municipais construindo um novo Brasil", organizado pela Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública do Congresso Nacional, pretende ser uma oportunidade para incentivar a integração, inovação e criatividade entre os administradores municipais na busca compartilhada de soluções locais para a superação dos desafios nacionais.
Uma reunião entre o deputado federal Luiz Pitiman (PMDB-DF) e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), João Coser, oficializou nesta terça-feira 16 a parceria na realização do evento, marcado para os dias 12 e 13 de dezembro. Na ocasião, serão abordados temas relevantes quanto à integração do município com os programas e ações do governo federal,  como legislação  básica  para  os  gestores  públicos, orientação quanto  ao planejamento e  gestão  do município, financiamento público e prestação de contas, relação com o parlamento e lideranças partidárias e recomendações especiais para os primeiros 100 dias de governo.

"O evento é uma maneira de aperfeiçoar os debates sobre a gestão pública a nível municipal, trazendo lá da ponta as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia", ressalta Pitiman. O parlamentar lembra que a reinvenção da gestão pública ainda é muito incipiente nos mais de 5.500 municípios brasileiros. "Boa parte dos impostos arrecadados é gasta no âmbito dos estados e municípios, onde nem sempre, até hoje, foi dada a devida atenção no que diz respeito à preparação de mão de obra disponível. Um grande desafio da Frente é estimular as administrações estaduais e municipais a adotarem práticas mais modernas e eficientes de gestão", disse.
Eficiência
O parlamentar defende a contratação de gestores públicos de carreira pelas prefeituras e pelas câmaras municipais. Segundo o parlamentar, esses profissionais garantirão a continuidade dos projetos de longo prazo nos municípios, independentemente do prefeito que estiver governando. "É fundamental investirmos na profissionalização do gestor público para que ele não se sinta inseguro com a mudança de prefeito ou de presidente da Câmara, nem que seja demitido ou perseguido por uma situação política", afirma.
Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial