Dilma ''afaga'' PSB e Cid Gomes lança Eduardo Campos para vice - Sairé Online

ULTIMAS

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dilma ''afaga'' PSB e Cid Gomes lança Eduardo Campos para vice


5e3e0e7fe9c801519143a5bbef4b4ad4.jpg
Depois de promover um jantar para afagar o PMDB, a presidente Dilma Rousseff fez um gesto para contornar as divergências com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que se posiciona na disputa pelo Palácio do Planalto. Dilma jantou com Campos na quarta-feira (7) e na quinta-feira (8) almoçou com o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). A intenção era destacar a harmonia da base aliada, mas Cid saiu do encontro defendendo Campos para vice em uma chapa de reeleição liderada por Dilma.

“Se o PMDB ficar com as presidências da Câmara e do Senado, já está de bom tamanho”, avaliou Cid. “Nesse cenário, eu defendo que o candidato a vice-presidente, em 2014, seja Eduardo Campos.” A declaração provocou constrangimento nas fileiras do PMDB, que quer repetir a dobradinha com o atual vice, Michel Temer, e surpreendeu Dilma.

Antes da conversa com Cid, no Palácio da Alvorada, Dilma amenizou os ruídos com o PSB. Disse que o diálogo com Campos, presidente do partido, tinha sido muito proveitoso e admitiu a necessidade de fazer um carinho na direção do aliado. “Todos precisam de afago, minha filha”, afirmou a presidente, dirigindo-se à repórter do Estado. “Quem não precisa de afago, em sendo humano? Todos nós precisamos.”

Campos disse que o PSB vai apoiar a reeleição de Dilma, em 2014, e garantiu a fidelidade do partido. “Esse é o papel que cumpriremos. Não vamos entrar no jogo daqueles que querem fazer da eleição municipal um veredicto para a nossa relação nas próximas décadas”, insistiu o governador. Na contramão das afirmações de Cid, Campos assegurou, ainda, que não pretende ser vice na provável chapa para um segundo mandato de Dilma.

O PSB derrotou o PT em Belo Horizonte e no Recife, duas capitais de peso político. Além disso, os partidos se enfrentaram em várias outras cidades. Nos últimos dias, Campos cobrou ações mais efetivas do Planalto para enfrentar a crise econômica e disse que, se a discussão ficasse concentrada nas eleições de 2014, assuntos importantes, como o preço da energia elétrica, seriam relegados a segundo plano.

Relação. “Não existem essas diferenças (entre o PT e o PSB)”, minimizou Dilma, na quinta-feira (08). “A nossa relação sempre se manteve a mesma.” Nas conversas reservadas com Campos e com Cid, a presidente mostrou-se disposta a acabar com os dissabores no relacionamento entre os dois partidos. “Nós temos projetos que muitas vezes são antagônicos a seus aliados”, retrucou o governador do Ceará, numa referência ao PMDB de Temer.

Cid deixou claro, porém, que Campos pode esperar para se candidatar ao Planalto somente em 2018. “Ele é novo e pode aproveitar para andar mais pelo Brasil”, afirmou, repetindo o mantra entoado pelo correligionário. Dilma evitou fazer comentários e disse compreender que os partidos tenham “um projeto nacional”. Foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pediu a Dilma para tentar “agregar” Campos. Para ele, o governador de Pernambuco “tem um pé em cada canoa”, já que também flerta com o PSDB. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Fonte: NE 10 por Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial