PREFEITURA DE SAIRÉ HOMENAGEIA O FOGUETEIRO PAIAIÁ - Sairé Online

ULTIMAS

sexta-feira, 21 de junho de 2013

PREFEITURA DE SAIRÉ HOMENAGEIA O FOGUETEIRO PAIAIÁ


A abertura do São João de Sairé aconteceu nessa terça-feira (12). A Prefeitura através do Prefeito Fernando Pergentino, e do Secretário de Turismo Leonardo Araújo organizaram uma programação com ênfase nas tradições locais, resignificando os valores e a cultura regional.

O polo de eventos contou com uma ornamentação que chamou a atenção dos Saireenses e dos turistas. No palhoção principal - O GONZAGÃO -, a animação ficou por conta da banda Tropeiros do forró e do cantor Amazan. O forró pé de serra foi sucesso na palhoça PAIAIÁ, homenagem a um famoso fogueteiro da cidade. 

 
Por volta de 1907 as festas juninas no povoado de São Miguel da Mata, hoje Sairé, eram abrilhantadas por vários fogos, principalmente pelo BUSCAPÉ.
A tradição do buscapé surgiu com a dedicação das famílias Barbosa e Silvestre.


O pioneiro na fabricação do artifício foi o Sr. José Barbosa da Silva que passou a sua arte para o seu filho José Barbosa da Silva Filho - PAIAIÁ - um dos maiores fogueteiros do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial