ABLOGPE se fortalece no sertão de Pernambuco - Sairé Online

ULTIMAS

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ABLOGPE se fortalece no sertão de Pernambuco


No último sábado (14), Petrolina sediou, pela primeira vez o Encontro de Blogueiros e Produtores de Mídia Digital do Vale do São Francisco. A participação dos profissionais ultrapassou os limites geográficos do Vale e Petrolina recebeu o Sertão do Araripe, Sertão Central e Região Metropolitana. A cada encontro fazemos novas amizades, conhecemos novas realidades e pudemos perceber o quanto a blogosfera tem crescido no Estado de Pernambuco.

O sucesso do encontro se deve justamente a cada profissional que se dispôs a trocar experiências e buscar novas informações para otimizar a produção e divulgação de notícias no Estado.

Certamente, este foi o primeiro de muitos outros encontros que ajudarão a fortalecer, cada vez mais, a nossa blogosfera e levar o nome de Pernambuco e todas as suas cidades para o mundo através da Web.

Quem iniciou a série de palestras foi o jornalista, professor e escritor, Jota Meneses, que falou sobre a importância dos blogs como meio de comunicação alternativo que vem ganhando os espaços e obtendo informações mais rapidamente do que a grande mídia tradicional.

Em seguida, foi a vez do jornalista e blogueiro, Jamildo Melo, do Blog do Jamildo (JC Online/NE10), compartilhar experiências com os colegas da blogosfera e relatar os desafios de fazer um blogdiariamente.

Quem também fez questão de prestigiar o encontro foi o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB), que explanou sobre as desigualdades, problemas e alternativas para os municípios sertanejos. Na ocasião, o prefeito aproveitou o auditório cheio de blogueiros, jornalistas e radialistas para antecipar uma notícia: Lóssio acabara de colocar seu nome para apreciação do PMDB para encabeçar a candidatura majoritária ao governo de Pernambuco já em 2014; não apenas dizendo que é candidato a governador, mas também ameaçando deixar o partido caso o seu nome não seja analisado. E mais, disse que só respeitará a posição do PMDB estadual caso os dirigentes sigam a orientação do diretório nacional, leia-se a decisão de Michel Temer, Vice-presidente da República. Não se pode negar que o nome de Lóssio para governador vem sendo lembrado depois das eleições de 2012 quando o prefeito petrolinense foi um dos poucos a ganhar dos candidatos do governador Eduardo Campos, tornando-se uma das pouquíssimas referências de oposição no Estado. O próprio prefeito, no entanto, sempre negou essa possibilidade, mesmo tendo havido conversas especialmente com o senador Humberto Costa do PT.

“Na democracia, vence a vontade da maioria dentro dos partidos. Estou colocando meu nome. Eu me curvarei à decisão da maioria do partido a nível estadual. [MAS] também peço que o partido a nível estadual se curve à decisão da maioria do partido a nível federal”, disse Lóssio.

O anúncio do prefeito coincide com a proximidade de uma data importante do calendário eleitoral: a data de 04 de outubro é o limite para quem pretende mudar de partido e concorrer nas eleições de 2014, por isso com a carta enviada ele dá um ultimato à direção de seu partido. Tal fato possibilitou um “furo jornalístico” aos blogueiros presentes.

Na segunda etapa do encontro, Lissandro Nascimento e Lúcio Mário da AblogPE falaram sobre “Os desafios da blogosfera pernambucana”, e com o advogado Jairo Medeiros fez uma “Análise do projeto de Lei do Marco Civil na Internet na Câmara dos Deputados”.

Impedido de participar do evento por questões particulares, o senador Armando Monteiro (PTB) enviou uma carta aos participantes do encontro. Confira AQUI.  

A organização do encontro agradece aos palestrantes e jornalistas Jota Meneses, Jamildo Melo, Lissandro Nascimento e Lúcio Cabral, ao prefeito de Petrolina, Julio Lossio e ao advogado Jairo Medeiros pela brilhante contribuição. Também agradecemos a Secretaria de Agricultura do Estado de Pernambuco e a Prefeitura de Petrolina que reconheceram a importância do evento.

VELHA MÍDIA

Cabe destacar aqui nossa repulsa a atitude tacanha da mídia tradicional que em todas as matérias a nível estadual fez questão de esconder que o Prefeito de Petrolina foi prestigiar um encontro de blogueiros. Em suas linhas noticiosas, em nenhum momento citou que se tratava do encontro regional da Associação dos Blogueiros de PE (AblogPE). Tal indicativo revela, portanto, a quem estes estão a serviço: do poder político e econômico que não têm interesse no fortalecimento da blogosfera.

Confira os próximos encontros:

Dia 28 de setembro – em Santa Cruz do Capibaribe, reunindo 10 cidades na Câmara Municipal, às 9h.

Dia 12 de Outubro – em Garanhuns, reunindo a região na sede da CDL/local.

Outubro (à definir) - Encontro regional no Sertão de Araripe e de Pajeú.

Novembro (à definir) – Encontro Estadual em Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial