Conheça os benefícios do abacaxi para sua saúde - Sairé Online

ULTIMAS

sábado, 31 de janeiro de 2015

Conheça os benefícios do abacaxi para sua saúde



Com esse calor, nada melhor do que apreciar um abacaxi geladinho, não é? Além de ser uma delícia, ele hidrata o corpoe repõe as energias!

O abacaxi é rico em nutrição, sendo uma excelente fonte de carboidratos e fibras alimentares. Ele é rico em vitamina A (betacaroteno), B, C, além de minerais como cálcio, manganês, zinco, potássio, magnésio e ferro.

Benefícios do abacaxi
  • Por conter celulose, ajuda no bom funcionamento intestinal.
  • Acelera a cicatrização dos tecidos.
  • Diminui a pressão arterial.
  • Auxilia no tratamento de pedras nos rins.
  • Combate viroses.
  • Combate anemias.
  • Auxilia no problema da retenção de líquidos.
  • Ajuda a perder peso.
  • Além de ótimo purificador do sangue, é diurético e ajuda a digestão.

Bromelina, a “Super Enzima” do abacaxi
As enzimas estão presentes em grande quantidade no abacaxi, sendo a principal delas a bromelina. O papel das enzimas é fundamental: elas servem para “quebrar” as proteínas, tornando-as disponíveis para o metabolismo.

No caso da bromelina, além dos benefícios da quebra de proteínas, foi demonstrado que causa efeitos sistêmicos diferenciados no corpo. Os efeitos comprovados da bromelina incluem: redução de dor de artrite e sinusite (remédios à base de Bromelina são muito utilizados na Europa para esse fim), redução de inflamação e inchaço (inclusive inchaços provocados por lesão esportiva, picadas de insetos e até queimaduras), alívio de distúrbios gastrointestinais, além de muitos outros.

Existem também alguns estudos preliminares que comparam a bromelina a medicamentos utilizados em quimioterapias (5-fluorouracil), e que sugerem que o efeito antitumoral da bromelina pode superar o do medicamento em alguns casos.

A bromelina está presente naturalmente no abacaxi, principalmente no talo. Para obter doses maiores para fazer algum tratamento, pode-se recorrer aos remédios à base de bromelina. Nesses casos, deve-se obter orientação médica, já que existem prazos máximos para uso conforme a condição tratada.

Além de comer a fruta in natura, ou até mesmo em sucos, outra ideia interessante é preparar gelo de abacaxi com gengibre.

O gengibre acelera o metabolismo, o que facilita a queima dos excessos alimentares. Também é perfeito para a desintoxicação do organismo, sendo considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida. Enfim, o gengibre é tudo de bom.

Então, para fazer o gelo, faça um suco bem concentrado de abacaxi e gengibre. Em seguida, coloque a bebida em forminhas de gelo e ponha no congelador. 

Depois que congelar, use os cubos chupando-os como se fosse um picolé ou para gelarbebidas como água, suco, vitamina e água de coco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial