"Raio X polico 2012" para as eleições municipais no agreste. - Sairé Online

ULTIMAS

domingo, 24 de julho de 2011

"Raio X polico 2012" para as eleições municipais no agreste.

Mesmo faltando mais de um ano para o período eleitoral, Política tem sido o assunto do momento nos quatro cantos do País. Aportando em nossa região Agreste, diversos grupos se articulam para a formação de chapas. Começando por Limoeiro, a administração do atual prefeito Ricardo Teobaldo, com aproximadamente 70% de aprovação, tem lhe gabaritado para concorrer à reeleição, apesar do chefe do executivo debater no momento, as obras e ações previstas para o município. O possível nome da oposição ainda não está definido. Nomes como o do vereador Joãozinho e do ex-vereador Zé Higino, que inclusive concorreu e perdeu para Teobaldo no último pleito, são ventilados na Princesa do Capibaribe.

Em Carpina, o atual prefeito Manoel Botafogo quer manter o sobrenome na administração municipal, e assim, está lançando o sobrinho Israel Júnior, que na campanha será batizado de “Júnior Botafogo”. O professor universitário deverá bater chapa com Carlinhos do Moinho, empresário que administrou a vizinha Lagoa de Itaenga por dois mandatos.

Já em Passira, o prefeito Miguel Freitas (que já foi reeleito), colocará como candidato da situação, o delegado da Polícia Civil, Ernandes Francisco, pai do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Passira, “Ernandinho”. Pelo lado adversário, os nomes do atual vice-prefeito, Barata, que agora é adversário do prefeito, e do jovem “Edelsinho”, nome forte do PSB no interior, são os mais badalados para concorrer. A ex-prefeita Cida Laurentino deverá integrar essa chapa oposicionista.

Na Terra da Farinha, a disputa promete ser acirrada entre o atual gestor Nicodemos Barros e o filho do ex-prefeito Jairo Gonzaga. Os “cientistas” políticos da região apontam Feira Nova como a maior “briga” do interior do Estado. Populares afirmam que a “bolsa de apostas” por lá está em alta.

A disputa promete ser boa em Machados. O grupo da situação estuda a possibilidade de colocar o vice-prefeito “Biró” como candidato a prefeito. Para buscar os votos majoritários, a oposição lança o empresário Argemiro Pimentel. Atualmente, ele é vereador na cidade do Rio de Janeiro/RJ, mas todos os meses tem visitado Machados e articulado a sua estrutura de campanha. Argemiro contará com o ex-prefeito Manoel Custódio na sua chapa como vice, além do apoio do vereador e também ex-prefeito Sílvio Borba.

No município de Bom Jardim, o grupo da prefeitura ainda não sabe quem vai para a “guerra”. Os nomes de Célio Borges (secretário de Ação Social), Miguel (tesoureiro da prefeitura) e vereador Cobra são os mais cotados. O prefeito João Lira pode ainda colocar alguém da família, o que gera a possibilidade da sua sobrinha Elisângela Braz, secretária de Finanças de Bom Jardim, ser a candidata da situação. Os adversários não estão dormindo e alguns líderes políticos já estão nos encontros buscando apoios. Porém, o nome mais forte ainda é o do ex-deputado Coronel Rufino.

Em João Alfredo, o assunto Política é comentado 24 horas e 7 dias por semana. O atual prefeito, Severino Cavalcanti, vai para reeleição a depender das condições de saúde. Sendo assim, a sua nora e secretária de Ação Social, Olga Milet, vem atuando como uma “subprefeita”. A ex-prefeita Maria Sebastiana será a adversária, com o possível apoio do ex-prefeito Sebastião Mendes. O nome do atual vice-prefeito Dimas Santos, considerado um dos grandes articuladores e agregadores da política joãoalfredense, tem peso de “ouro” no momento do fechamento das chapas.

Lá em Orobó o “vuco-vuco” é casca grossa. O prefeito Manoel João aposta na secretária de Finanças da Prefeitura de Orobó, Gorete Borba, mas esse nome tem dividido opiniões nos integrantes da situação. A “dor de cabeça” maior de Manoel é firmar um grupo que ele possa ter controle total. Já a oposição corre solta. Vereadores que formam um grupo denominado de G4 estão confiantes na vitória. Os nomes dos parlamentares Chaparral e João Cipriano são os mais fortes para concorrer à prefeitura de oroboense.

Em breve, mais informações sobre a política da região…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial