Rebeldes X Khadafi no ultimo reduto importante do ditador. - Sairé Online

ULTIMAS

domingo, 21 de agosto de 2011

Rebeldes X Khadafi no ultimo reduto importante do ditador.

Os rebeldes que lutam contra o regime de Muamar Khadafi foram recebidos com forte resistência por parte de tropas leais ao líder líbio, ao se encaminharem para a capital do país, Trípoli.


A expectativa dos rebeldes era chegar a Trípoli, o último reduto importante de Khadafi no país, neste domingo à noite.

O grupo de centenas de combatentes que avançavam pelo oeste da Líbia teve de interromper sua ação por conta do forte ataque que sofreu na cidade de Maya, a trinta quilômetros da capital.

O avanço dos ativistas contrários ao regime líbio rumo à capital está se dando por diferentes frentes, pelo leste, sul e oeste do país e conta com o apoio aéreo e marítimo das forças da Otan.


Rebeldes avançam rumo a Trípoli a partir de várias frentes

A ação, batizada como ''Operação Sereia'', visa, como disse à agência de notícias AFP Ahmed Jibril, um porta voz dos rebeldes, cercar Trípoli e obrigar Khadafi a se render ou a ter de fugir. A operação, acrescentou Jibril, poderá durar vários dias.

O porta-voz do governo da Líbia, Moussa Ibrahim, pediu um cessar-fogo imediato, mas garantiu que Trípoli está sendo bem guardada por milhares de combatentes.

Nos últimos dias, homens e mulheres que residem na cidade receberam armas e treinamento para lutar contra as milícias anti-Khadafi.
No sábado, os combatentes conquistaram regiões importantes do país que estavam nas mãos do regime líbio até pouco tempo.

A cidade de Zawiya, que fica 50 quilômetros ao oeste de Trípoli, foi tomada no sábado.
Um grupo de militantes partiu da cidade na manhã deste domingo com destino a Trípoli, tendo conquistado Jaddayim, uma pequena cidade e a primeira no caminho rumo à capital.


Zawiya é uma das cidades recentemente conquistada pelos rebeldes

Eles também assumiram o controle da cidade de Zlitan, 160 quilômetros ao leste de Trípoli.

Matthew Price, enviado especial da BBC a Trípoli, conta que sons de tiros foram ouvidos ao longo de toda a noite de sábado na cidade, assim como explosões.Os distúrbios pareciam vir de regiões no norte, no leste e no sudeste do centro da cidade. Um porta-voz do governo atribuiu os disparos e estampidos a pequenos grupos de gangues armadas.
 
Rebeldes afirmam que soldados pró-Khadafi baseados na cidade teriam abandonado seus postos e se juntado aos rebeldes.
Os combates mais intensos se deram por volta das 23h de sábado, mas os ruídos de disparos diminuíram consideravelmente no domingo, conta o enviado da BBC.

O repórter Matthew Price diz acreditar que os enfrentamentos provavelmente se deram entre combatentes anti-Khadafi que já estavam em Trípoli e forças do governo e não entre rebeldes que teriam entrado na cidade.

Muamar Khadafi ainda dispõe de forte apoio em Trípoli e homens e mulheres receberam armas e treinamento nas últimas semanas. Postos de controle também foram montados em diferentes partes da cidade.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial