Prefeitos eleitos de sete cidades se reúnem no agreste, Prefeito eleito de Sairé Fernando Pergentino esteve presente - Sairé Online

ULTIMAS

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Prefeitos eleitos de sete cidades se reúnem no agreste, Prefeito eleito de Sairé Fernando Pergentino esteve presente


O evento aconteceu no sábado (08) e foi promovido pelo Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação e teve como meta debater com os novos gestores dois problemas fundamentais de qualquer cidade: o baixo nível da educação e o grave transtorno dos lixões.
Presentes ao encontro o presidente do ICE – Professor Marcos Magalhães, a presidente do Instituto Alfa e Beto Professora Marilena Montarroyos, a Presidente do IQE – Instituto Quociente Educacional e os prefeitos eleitos de Camocim de São Félix, Uilson de Teté e articulador do encontro, de Sairé, Fernando Pergentino, de Bonito, Dr. Ruy, de Lagoa dos Gatos, Verônica, de Barra de Guabiraba, Antonio (Tony), de São Joaquim do Monte, João Tenório Filho, e de Belém de Maria, Tio Correia.
Os novos prefeitos decidiram pela construção de um consórcio entre os municípios com o objetivo de resolverem de forma conjunta um problema que é comum a todos, a destinação final dos lixo, produzido em cada um das cidades. Como Sairé já conta uma UTC – Unidade de Tratamento e Compostagem será a receptora dos resíduos das outras e para isso será feita a ampliação da atual usina que hoje tem capacidade apenas para Sairé.
Com esta decisão as cidades serão beneficiadas através do recebimento do ICMS verde, incentivo do governo do estado para as cidades que implantaram o aterro sanitário e assim acabaram com os lixões a céu aberto que provocavam a proliferação de ratos e baratas e doenças na comunidade.
Outra ação do consórcio será a implantação de medidas a serem definidas pelo ICE, voltadas para a educação de cada uma das cidades, visando a melhoria no aumento do Índice de Educação Básica – IDEB, garantindo assim o aumento no repasse de verbas para a cidade que melhora a qualidade do ensino.
Para o prefeito de Sairé, Fernando Pergentino, a medida vai beneficiar todas as cidades e Sairé se sente privilegiada por já possuir o aterro sanitário, a cooperativa de catadores e um bom índice na educação, tudo isso graças a ação do ICE, através do seu presidente Marcos Magalhães que agora vai ampliar para os outros municípios.
O prefeito de Camocim de São Félix, Uilson de Teté, afirmou que essa decisão de criar um consórcio ajudará os prefeitos eleitos que terão a orientação e a experiência do ICE para a implantação de medidas que vai resolver o problema do lixo, vai melhorar a educação e vai gerar emprego e renda para uma parcela da população, o que significa um grande avanço para a região.
O presidente do ICE deu exemplos de projetos já implantados em várias cidades como a própria Sairé e Petrolina em Pernambuco, disse que está sendo implantado em Goiás o projeto “Escola do Futuro” que são as escolas de tempo integral e que esse consórcio a ser implantado a partir de janeiro vai permitir a melhoria da vida da população do agreste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial