Semana Santa em Gravatá – Espetáculo da Paixão de Cristo acontece nos dias 28, 29 e 30 de março - Sairé Online

ULTIMAS

segunda-feira, 11 de março de 2013

Semana Santa em Gravatá – Espetáculo da Paixão de Cristo acontece nos dias 28, 29 e 30 de março


Durante a Semana Santa de Gravatá, um dos eventos que mais chamam atenção dos espectadores, é a Encenação da Paixão e Morte de Jesus, realizada pelo Instituto Cultural Terra Agreste (Teatro Amador de Gravatá), que há mais de 20 anos encanta o público. Este ano o espetáculo conta com total apoio da Prefeitura e acontece de 28 a 30 de março na Quadra do Povo pontualmente às 21 horas. O prefeito Bruno Martiniano acompanhado do secretário de finanças Marcelo Gaston, acertou todos os detalhes do evento com o diretor do ICETAG Carlos Féster. 

Fernando Resende, secretário de turismo não mediu esforços para realização do espetáculo que já é tradição na cidade, “A Prefeitura de Gravatá jamais deixaria de apoiar este espetáculo que emociona quem assiste e já é um evento tradicional na cidade”, afirmou. O ex-prefeito Sebastião Martiniano, será homenageado pelo ICETAG, e de acordo com Carlos Féster, ele foi o grande responsável pela divulgação do teatro na mídia, "Nossa Paixão Gravatá, é considerada a quarta melhor paixão de Pernambuco, e já é pela quarta vez contemplada no edital PERNAMBUCO DE TODAS AS PAIXÕES, pela FUNDARPE, Secretaria de Turismo de Pernambuco e Governo do Estado", disse Carlos Féster. 


Conheça um pouco da história do Tetro Amador de Gravatá


Em 1982 um grupo de jovens da igreja se reunia no salão paroquial na cidade de Gravatá onde eram oferecidos, orientações educativas, ambientais e lições de vida. Esses jovens, liderados por Carlos Féster, decidiram formar uma equipe de teatro religioso para eventos da Igreja Católica, denominado JAAC, (Jovens a Caminho de Cristo), que fazia peças de salão, mas a verdadeira intenção era encenar a vida de Jesus. 


Em 1984 o grupo estreou com o nome: Teatro Amador de Gravatá. Desde então, a peça melhorava a cada ano. Por esta peça receberam 3 votos de aplausos pela Câmara de vereadores local. Em 1987 o grupo foi oficialmente registrado e começou a realizar um trabalho social integrando jovens carentes ao elenco. A partir de 1990 o grupo decidiu encenar ao ar livre, um fato histórico ocorrido em Gravatá em 1926, onde revolucionários, liderados pelo tenente Cleto Campelo travaram tiroteio com a polícia gravataense durante a Revolta Tenentista que culminou na revolução de 1930.


Em 1992 criaram peças educativas mambembes para levar informações sobre Primeiros Socorros, AIDS, educação doméstica e preservação ambiental. Em 1995 a trupe do Papai Noel foi formada. O Papai Noel visitou centenas de casas. Em 1999- Surgiu o grupo de arte circense com malabarismos, pernas de pau, mágicas, palhaços de circo e animadores. Em 2000 – grupo de cordel e musical foi criado. Onde explorou a História local através de hinos, serestas e informações sobre doenças através de versos.


A partir de 2000, por serem filiados ao Greenpeace, receberam a orientação sobre Meio Ambiente, começando a se dedicar a este tema tão importante para a humanidade através de teatro e Cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial