O Presente artigo é de opinião
Washington de Carvalho
Estamos a pouco mais de oito meses das eleições municipais, mais exatamente a 256 dias da mesma. Embora para muitos não pareça estamos num estagio avançado para se começar a pensar em quem devemos votar para vereador e prefeito em outubro. Aqueles que estarão à frente do comando de nosso município pelos próximos quatro anos.
Escolha essa que não é fácil, lembro-me de um antigo spot politico que embora antigo seu conteúdo ainda é muito eficaz para os dias atuais. O conteúdo do spot é o seguinte “no dia da eleição não lave as mãos votando pela emoção, paixão ou tradição” isso é o que os eleitores de Sairé, assim como os de outras cidades necessitam atentar, para uma melhor escolha de seus representantes.
Sairé precisa aprimora-se em diversos fatores para que a mesma se aproxime mais da realidade nacional que vivemos. Vale lembrar que o Brasil cresce a taxas mais altas que o crescimento mundial e que Pernambuco cresce a taxas mais altas que o crescimento brasileiro, enquanto isso nossa cidade com suas mais de quatro décadas de existência praticamente em nada evoluiu, ao contrario em alguns aspectos nossa cidade regrediu como mostra as pesquisas do IBGE onde a população de nossa querida cidade passou de pouco mais de 14 mil habitantes para apenas pouco mais de 11 mil uma queda de aproximadamente três mil habitantes ao logo de 10 anos. Uns até tentam mascarar a realidade com a seguinte perola “não esses números não são verdadeiros, deve ter ocorrido algum erro no concurso do IBGE para a escolha dos responsáveis para as realizações das pesquisas em nosso município” isso para mim é uma verdadeira piada, concurso que teve erros foi o de nossa cidade que de tão errado foi ANULADO.
Dados como o do IBGE que mostram a redução populacional em nosso município podem ser facilmente explicados, a população de Sairé diminui porque a cidade não cresce economicamente o que de certa forma “obriga” os jovens saireenses que se prepararam e estudaram a mudar de cidade para que os mesmos possam ter um futuro mais digno coisa que nossa cidade não proporciona.
Ao nos depararmos com o estado de verdadeira calamidade que nos encontramos começamos a fazer perguntas como: e agora o que devemos fazer para mudar? Como que Sairé pode integrar-se no ritmo do desenvolvimento do Estado? Aí entra o nosso dever de levar a escolha politica e de políticos a serio, por si só votar pela emoção, paixão ou tradição não mudará nossa realidade. Temos que votar com seriedade, com a seriedade de reconhecer e acompanhar aquela pessoa que tem um compromisso com a mudança. Temos que votar em políticos que tenham uma visão futurista e empreendedora, pois só assim teremos um crescimento político-social e econômico.
O atual modelo politico de nosso município já é muito mais que ultrapassado, onde o povo é refém de ofertas de empregos públicos temporários, ou ainda pior quando se torna dependente da viciante politica assistencialista, esta que não é toda ruim, mas que já mais poderia ser utilizada como solução definitiva, como ocorre em nosso município. O bom homem honesto e trabalhador quer os meios para que ele possa trabalhar e ter seu sustento, já o homem que possui um dos piores pecados capitais que é a preguiça quer receber tudo de mãos beijadas. Este fato me faz lembrar da musica (OURO DE TOLO) de Raul Seixas, onde o brilhante cantor fala. “Eu que não me sento No trono de um apartamento Com a boca escancarada Cheia de dentes Esperando a morte chegar...”
No governo do futuro prefeito de nosso município o desenvolvimento deve ser a prioridade unindo-se a esta uma politica de inclusão sem discriminação nem Perseguição.
Muito pertinente sua abordagem. É uma consciência que nasce de mentes que pensam de forma macro, futuro. Estamos num momento em que as cidades pequenas devem, através da correta intervenção de seus gestores, crescer, desta feita não deixando margem para que a necessidade de sair da terra natal para se trabalhar seja uma rotina. Parabéns pelo artigo.
ResponderExcluir