Cachaça Sinhô Badé - Sairé Online

ULTIMAS

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Cachaça Sinhô Badé

Além de ser conhecida como a terra da laranja e do buscapé Sairé passou por três ciclos econômicos importantes ao longo da história, o da cana-de–açúcar, o do café e atualmente o da Laranja.

Durante o ciclo da cana-de-açúcar, Sairé tinha 26 engenhos. Estes produziam melaço de cana, rapadura, cachaça entre outros. Um dos engenhos da época era o Engenho Primavera, de propriedade de José Manoel de Albuquerque, conhecido como Sr. Badé. O empreendimento nasce em 1928, um ano após seu casamento com Maria das Dores.

Resgatando a história e o sabor dessa época, José Valdinez Chagas de Vasconcelos (Valdinez Junior), bisneto de José Manoel de Albuquerque, reinaugura o Engenho Primavera e cria em 2015 a cachaça Sinhô Badé, que surgiu de uma maneira inusitada: “eu e meu irmão estávamos conversando como alavancar uma oficina de música, já que eu sou músico, e meu irmão falou que o que daria muito certo também era investir em comida ou bebida, daí surgiu à idéia da cachaça e detalhe; estávamos bebendo nesse momento”, nos conta Valdinez Junior.

 “Fizemos uma pesquisa de mercado, conversando e ouvindo as pessoas, entre elas o Prefeito, Fernando Pergentino, que gostou muito da iniciativa e em 2016 começamos de fato e estudar e aprender a fazer cachaça”, complementa Valdinez Junior.

Hoje as variedades de cana cultivadas por Valdinez Junior, são as Canas dos genótipos 1011 e 3710, ideais para uma boa cachaça. “Considerado o grau Brix (que é uma escala numérica que mede a quantidade aproximada de açúcares em sucos de fruta, vinhos e na indústria de açúcar), é considerado uma boa cachaça se o Brix for acima de 17°, as terras do engenho primavera proporcionam a cachaça, Sinhô Badé, uma média de 19° de Brix, o que traz um ótimo sabor” nos revela o produtor da cachaça. “Uma prova disso é que estivemos na Agronordeste e a cachaça segundo os sommeliers é totalmente digna de participar dos mais variados concursos”, completa.

Com 40° de graduação alcoólica, a cachaça dispõe dos sabores: Cristal, Umburana, Café, Cravo com Canela, Anis e Gengibre com hortelã.

Em dezembro, deste ano, o Engenho Primavera, estará aberto à visitação, onde os todos poderão realizar degustação do caldo de cana produzido na hora e poderão acompanhar o processo de produção. Para quem quiser visitar, em breve, lembramos que o Engenho Primavera, produtor da cachaça Sinhô Badé, fica localizado no Sítio Primavera, próximo ao Brejão. Já a cachaça é encontrada nos comércios da região.

  Pessoas como Valdinez Junior, ajudam a construir nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial