Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Caruaru o Projeto "Caruaru mais segura", que dispõe sobre a instalação e operação do sistema de videomonitoramento nas vias públicas e o tratamento das imagens, das informações e dos dados produzidos e dá outras providências”. Intitulado de "Caruaru Mais Segura", o Projeto vem por meio de Câmeras criar uma Central Integrada de Videomonitoramento. Segundo a redação do Projeto, a central vai permitir que as imagens produzidas nos espaços públicos, permitam cumprir com os objetivos e metas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI.
Farão parte da Central Integrada de Videomonitoramento:
- Central Integrada para Segurança Pública – CISP;
- Central de Controle Operacional de Trânsito – CCOT;
- Membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – CGI-M.
A coordenação da Central ficará a cargo da Destra e o sistema vai permitir ainda o monitoramento da localização dos veículos da Guarda Municipal e da Fiscalização de trânsito. Os membros da central serão servidores públicos de carreira que irão se submeter a Curso de Formação para Operação da Central Integrada de Videomonitoramento. Na carga horária desse curso estarão as disciplinas de Operação Técnica do Sistema, Percepção Profissional e Legislação sobre Salvaguarda de Dados, Informações e Materiais Sigilosos, bem como sobre Privacidade e Garantias Fundamentais.
Além do curso, os servidores que atuarem na Central só estarão aptos a desempenharem suas atividades após a assinatura de Termo de Confidencialidade. O acesso à Central será permitido às autoridades públicas, mediante comunicação antecipada, sendo registrada sua identificação e horário de ingresso e saída. As imagens ficarão arquivadas por até 120 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.