A arte de se fazer farinha de mandioca - Sairé - PE - Sairé Online

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A arte de se fazer farinha de mandioca - Sairé - PE


DSC00382



DSC00394DSC00395Fazer farinha de mandioca como antigamente não é apenas um meio de vida, um trabalho. Hoje existem praticas modernas para se fazer a farinha, as “casas de farinha” (local de produção do alimento) estão cada vez mais modernas e cada dia mais automatizadas. Em contrapartida em muitas localidades o método de transformar a raiz em alimento ainda é executado de forma artesanal, passando assim a fazer parte da cultura de um povo, principalmente das pequenas cidades do interior do Nordeste.

DSC00396Na cidade de Sairé no agreste de Pernambuco a prática de se fazer farinha com métodos artesanais ainda pode ser encontrada. Algumas comunidades rurais do município ainda possuem as “casas de farinha” com as características das décadas passadas, casos assim ainda podem ser observados em localidades como as dos Sítios Brejão e Fundão, a comunidade local destacasse através da produção agrícola da laranja, banana, inhame, cará e é claro a mandioca.

Muito trabalho é despendido pelos agricultores no processo de transformação da raiz da mandioca em farinha, nove são os processos para a produção do alimento: plantação; colheita; transportes; limpeza; ralação; prensagem; esfarelamento; peneiração; torragem. A equipe do Sairé Online esteve na “casa de farinha” da comunidade do brejão e teve o privilégio de presenciar esta pratica de cultura ainda tão preservada na localidade. Confira as fotos.

Texto: Washington Carvalho
Fotos: Adelso Oliveira




DSC00405

DSC00384

DSC00386

DSC00393

DSC00391

DSC00403

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei.